Recebi recentemente um e-mail sobre esse tema. Tratava-se de uma entrevista dada por Anne Grahan, filha do pastor Billy Graham, um dos criadores das igrejas eletrônicas na América do Norte, ao programa americano Early Show.
Ao ser perguntada porque Deus havia permitido o ataque as Torres Gêmeas no fatídico 11 de setembro, ela passou a declinar alguns motivos, uns até com certa coerência, porém a causa principal, segundo ela, seria o término do ensino religioso nos colégios, e a aceitação passiva do povo, teria contribuído para o aumento da violência entre a população, será?
Sou um ferrenho defensor do Estado laico! Buscando a História vamos observar a barbaridade cometida contra “os infiéis” pelos Cruzados, uns até eram monges, os Templários, que em vez de amor no coração, tinham o ódio na ponta da espada.
Todos esses tiveram estudos religiosos na escola!
Aqueles que assassinaram pessoas por qualquer motivo durante a Inquisição, diziam que eram “hereges”, também tiveram estudos religiosos no colégio!
O estudo religioso nos Estados Unidos, não impediu a vergonhosa escravidão e a Guerra de Secessão que ceifou milhares de vidas de irmãos e nem tão pouco o quase extermínio da população indígena local.
O que vemos hoje é a total degradação da família, que exemplo pode um pai corrupto dar a seu filho, a não ser torna-lo igual a ele!
Quase ninguém está preocupado com a formação moral de seus filhos. O que mais se ouve é “vai assistir televisão e não me atrapalha!” ou “agora não posso porque estou ocupado!’
A função da escola é divulgar o conhecimento e não formar o caráter do jovem, isso é tarefa de seus responsáveis!
A formação religiosa tem que ser formada no seio familiar. Não pode ser compulsória junto com a educação formal, já pensaram como seria no Brasil? Somos um tremendo “saco de gatos” em termos religiosos. Qualquer Zé Mané resolve fundar uma igreja na garagem de sua casa e passa a se intitular “pastor”, sem nunca ter cursado uma faculdade de Teologia. Vocês gostariam deles ensinando os seus filhos?
Sejamos sinceros, Deus não tem nenhuma culpa da imbecilidade do ser humano, que mata e prega asneiras em seu Sagrado Nome.
Paulo Edgar Melo