quarta-feira, 23 de novembro de 2022

EM HOMENAGEM A UM GRANDE MESTRE


 

Recebi, hoje, com muita tristeza, a notícia do falecimento de um grande professor e companheiro de profissão.

Nos deixou o professor Moacyr Barros Bastos.

Quando tinha uns 12 anos fui estudar, o antigo ginasial, no Colégio Afonso Celso. Ele foi meu professor de História.

Suas aulas eram fantásticas, era capaz de interromper uma aula para entrevistar uma figura histórica. Ele era o entrevistador e também o entrevistado.

As vezes dividia o quadro ao meio, montava duas equipes de cada lado, e formulava perguntas aos grupos. Cada resposta certa, era marcado um gol para a equipe.

Ele sempre me colocava no último lugar da equipe. Lhe perguntei a razão, e ele disse: “Se ninguém responder as questões, sei que por você não passa, você é o goleiro da equipe”.

Por ter tido um grande desentendimento com a diretora, sua mãe, do colégio, acabei por me transferir para o Ginásio Charles Dickens.

Estava na antiga quarta série e fazia parte da comissão de formatura. Tivemos a ideia de promover uma domingueira esportiva e dançante.

Onde seria se o Charles não tinha esse espaço?

O Afonso Celso tinha, fui procurar o professor Moacyr que imediatamente cedeu o local.

Disse ele que só tinha um problema, aos domingos não tinha ninguém para abrir o local, que era só eu pular o murro, havia uma caixa perto do portão, poderia usar todo o espaço e, ao término fechar tudo e colocar as chaves no mesmo local.

Tudo isso foi feito e a atividade foi um sucesso.

O colégio se transformou em faculdade. O tempo passou e acabei me formando em Economia.

Na época ele era o diretor geral da instituição. Fui convidado a fazer um curso de pós-graduação para professores, que a faculdade estava oferecendo.

Fui muito bem no curso e fui transformado em professor substituto.

O curso terminou em junho e em agosto fui chamado para substituir um professor que havia sido transferido para Brasília, para assumir um cargo no Ministério de Agricultura.

Fui informado que teria de dar uma aula, para ser avaliado, para o diretor.
Me preparei e me apresentei a ele.

Ele olhou para mim e disse: “Conheço você desde criança, sei do seu potencial, não precisa me provar nada, está contratado e seja bem-vindo”.

Começou aí minha carreira, que considero bem-sucedida, de professor universitário.

Durante esse tempo tive oportunidade que conviver com ele em diversas atividades. Visitas a instituições, como, por exemplo, a Escola Superior de Guerra, para tratar da criação da ADESG em Campo Grande.

Alguns projetos como o Perfil dos Moradores de Campo Grande, desenvolvido pelo Departamento de Economia, do qual era o chefe, Índice da Cesta Básica, Projeto Universitário Desafio da Bolsa de Valores, cuja faculdade, inicialmente, ficou em primeiro lugar do estado e no ano seguinte, em primeiro no Brasil.

Todos esses projetos tiveram a participação e apoio total dele.

Mesmo após a minha saída, cujas razões não vou citar aqui, ele tentou me colocar em outra instituição. Mas em razão da distância, não me interessou.

Depois de minha saída nunca mais nos reencontramos.

Mais as lembranças do ótimo relacionamento profissional e de aluno, continuam vivas em mim.

Sua passagem entre nós foi marcante. Sua educação no trato com as pessoas, sua capacidade como mestre, historiador e pesquisador, influenciou a todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com você.

Sua missão foi cumprida, vá em Paz e que Deus o receba.

Paulo Edgar Melo

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

FAZ UM L


 

No meu modo de pensar o nosso país está prestes a enfrentar uma das piores situações que já ocorreram por aqui.

Será a volta ao estágio das trevas!

Confesso que estou decepcionado com pessoas, que eu julgava serem inteligentes, que apostam no retrocesso de nossa nação.

O que estou escrevendo é destinado aos abestados, aqueles que não estudam, não leem, e baseiam suas opiniões no que ouviram ou contaram para eles;

Para aqueles que preferiram votar em um ladrão, porque o outro era um grosso;

Para aqueles que estão se lixando para o país e vendem seus votos na esperança que vai se dar bem;

Para os que apostaram no lado negro da força;

A culpa é de vocês!

Toda a calmaria, e o progresso que vinham sendo desenvolvidos, estão prestes a desmoronarem.

Não querendo ser pessimista, mas não vejo outras situações.

Pessoas que se dizem cristãs, quando virem suas igrejas serem tributadas e perseguidas como na Nicarágua. Não fiquem tristes, façam um L.

Quando as forças armadas forem desmobilizadas para a criação de uma tropa comandada pelo presidente, nos moldes da Venezuela, façam um L.

Quando os tetos dos gastos forem explodidos, aumento da emissão de moeda, logo aumento da inflação. Façam um L.

Quando sua namorada, esposa ou filha estiverem dentro de um banheiro feminino, e entrar um marmanjo dizendo que se sente mulher. Não fique chateado, faça um L.

Quando aumentarem o número de assaltos para roubarem celulares para que os vagabundos tomem umas cervejinhas com os amigos. Isso é normal, façam um L.

Quando terras produtivas forem invadidas pelo grupo terrorista do MST, suas plantações forem destruídas. Façam um L.

Quando o meu, o seu e o nosso rico dinheirinho for investido em países totalitários através do BNDES. Dinheiro esse que deveria ser aplicado no desenvolvimento de nosso país. Façam um L.

Quando as estatais, que passaram a dar lucros recentemente, terem seus cargos de direção negociados em troca de favores e apoio para políticos corruptos e voltarem a dar prejuízos enormes. Façam um L.

Quando o número de ministérios for aumentado, gerando mais despesas, com a criação de novos cargos aumentando o déficit público. E os cargos serem ocupados, não por técnicos, mais por políticos corruptos, façam um L.

Quando vantagens conquistadas, como o PIX, forem taxadas. Façam um L.

Quando os impostos, que interferem no preço dos combustíveis, forem alterados para mais, façam um L.

Quando a censura aos meios de comunicação for implementada e seu direito de expressão for tolhido, façam um L.

Quando um grande número de bandidos presos, fãs do molusco, forem libertados, façam um L

Quando a vaca for para o brejo, não fique triste, afinal mais de 50% dos votantes quiseram essa corja de ladrões de volta.

Felizmente, eu e grande parte da população honesta e honrada, não apoiou e não compactuou com esse bando.

Quanto ao resto espero, sinceramente, que se arrependam da besteira que fizeram e diretamente, sintam-se responsáveis, pelo caos que está próximo a se instaurar na nossa querida pátria.  

Que Deus nos ajude!

Paulo Edgar Melo

 

 

  

    

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

VERGONHA DE SER BRASILEIRO


Meus amigos:

Hoje parei para pensar sobre o caos em que nosso país está prestes a voltar a mergulhar!

Será que a maioria do povo brasileiro é limitada intelectualmente? Será que não estavam vendo o que vinha acontecendo? Será que não tinham ciência da roubalheira, corrupção que estava acontecendo por aqui? Ou tudo isso foi pelas restrições impostas aos meios de comunicação?

Sinceramente, não sei!

Fico preocupado quando vejo os presídios transbordando de alegria, comunidades controladas pelo tráfico em festa, comemorando com saraivadas de tiros para cima. Esses são eleitores do cara que foi eleito?

Balas para cima, segundo as leis da física, acabam caindo, e poderão atingir pessoas inocentes. Mas é claro, se isso vier a acontecer, a polícia será responsabilizada.

O pior de tudo que o bosta que foi eleito já declarou que pretende desarmar a população, reduzir o armamento policial e das Forças Armadas, nesse caso, o pretexto de não estarmos em guerra.

Um cara que já declarou nunca se deu ao trabalho de ler um livro, disse que quer transformar os clubes de tiros em bibliotecas. Logicamente seriam locais que ele jamais visitaria.

Já o cidadão, aquele que sustenta nossa nação, em defesa de seu patrimônio, caso sofra alguma ameaça, para se defender, só atirando livros nos invasores. Alguns poderão até sair correndo! Livros, estou fora!

Alguns esquerdistas pregam que em breve teremos a volta do amor, só se esse amor for a volta pela destruição das estatais, a dinheiro de nossos impostos sendo investidos em países totalitários.

Teremos de volta o “petrolão”, “mensalão”, dinheiro na cueca, entre outros.

Foi eleito um cara que praticamente nunca trabalhou na vida, ficou rico dando “palestras” que ninguém assistiu, que os bens a ele atribuídos, segundo ele, “eram de amigos dele”.

Pois é minha gente, esse é o Brasil, que supostamente a maioria dos eleitores querem pela frente.

Que Deus nos ajude!

Paulo Edgar Melo

 

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

BEM-VINDO A TEMPORADA DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS CONSTICIONAIS


 

Minha gente:

O que está acontecendo com o nosso país?

Diariamente tomamos conhecimento de medidas arbitrarias, que vem sendo impostas, que ferem o direito dos nossos cidadãos.

Chegam ao ponto de proibir e notificar o ato de se portar uma Bandeira Nacional em um carro ou ostentá-la em frente de sua casa. Isso é um absurdo! Querem proibir o ato de ser patriota?

Tudo isso para defender um candidato!

Esse mesmo candidato, que já se meteu em grandes falcatruas, foi devidamente condenado em três instâncias, e teve seus processos anulados. Só no Brasil! Em países democráticos isso jamais aconteceria.

Essa mesma figura nefasta, vem a público defender abertamente o aborto, menores infratores e maiores também, que assaltam, roubam e matam. Segundo ele é para tomar uma cervejinha com os amigos.

Sinceramente, no caso dele, teria sido um favor ter sido abortado!

Se declara ser favorável ao desarmamento do cidadão comum, pagador de impostos. Mais nada fala dos seus amiguinhos traficantes. Esses poderão continuar bem armados.

Será que essa besta quadrada não entende que o cidadão honesto e trabalhador, caso possua uma arma, é para defesa de seu patrimônio, e não vai sair por aí armado dando tiros em todo mundo e nem assaltando como fazem os protegidos dessa figura.

Fez declarações contrárias ao aparelhamento das forças armadas, pois, segundo ele, não estamos em guerra.

O pior que tem muita gente que apoia esse pulha!

Não devem estar atentos aos fatos que vem ocorrendo em países que são governados por pragas semelhantes a esse lixo. Ou então piraram de vez!

Por favor minha gente, ainda dá tempo de salvar o nosso país!

Meus queridos membros das forças armadas, não deixem nosso país descambar para esse lado obscuro. Ou vocês acham legal serem comandados por um bando de bandidos, ou ter se perfilharem e saudarem um cabra safado.

Viva o Brasil!

Paulo Edgar Melo

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

ENQUANTO 4 ANOS SE PASSAVAM…


 

Enquanto a mídia progressista de EUA e Europa apoiava a continuação de uma esquerda criminosa e corrupta na América do Sul, Bolsonaro montava uma campanha com seu próprio dinheiro e era eleito presidente do Brasil.

Enquanto o presidente francês, Macron, se preocupava em sabotar o acordo comercial entre Europa e Brasil, sob desculpa de proteger uma floresta que não é dele, Bolsonaro dava total apoio ao agronegócio brasileiro e este se tornava o maior do mundo.

Enquanto a marionete progressista Greta Tunbergh abandonava a escola para fazer discurso mentiroso sobre exploração da Amazônia, Ricardo Salles provava que a Europa é o maior comprador de madeira brasileira contrabandeada.

Enquanto ex-premiê alemã, Ângela Merkel, assinava, acordos que tornavam seu próprio país dependente do gás e petróleo russos, Bolsonaro colocava militares de sua confiança na Petrobras, saneavam a empresa e garantiam petróleo e gás ao Brasil a preços baixos.

Enquanto a Inglaterra aumentava impostos e se endividava para dar mais benefícios sociais, Paulo Guedes cortava custos e impostos, fortalecia a economia e diminuía o desemprego.

Enquanto os americanos elegiam, com suspeita de fraude, um senhor senil e incapaz de lembrar o dia de ontem, Tarcísio promovia a maior revolução na infraestrutura brasileira de transportes dos últimos 50 anos.

Enquanto a China criava um vírus contra o Ocidente, sua própria população era infectada e sua vacina de baixa qualidade se provava um fracasso.

Enquanto a Itália, cansada de ser invadida por imigrantes ilegais, começava a dar uma guinada para um governo de direita como o nosso, a União Europeia a chamava de fascista.

Enquanto todos estes países trancavam seu povo, destruíam sua economia e chamavam nosso presidente de “genocida”, Bolsonaro era contra o lockdown, focava na economia e saia da pandemia antes de todos.

E no final dos 4 anos…

França está falida, dando benefícios sociais a uma geração sem emprego e a criminosos que promovem ataques terroristas contra aqueles que os acolheram.

A Inglaterra empobrece mais a cada dia com menos meritocracia e mais benefícios sociais grátis, inflação de 10% e a sua moeda valendo menos que o dólar.

A Alemanha terá o inverno mais duro dos últimos 80 anos, pois não tem gás e nem petróleo pela ignorância e ingenuidade de sua líder progressista.

Os Estados Unidos começam a conviver com saques em supermercados feitos por criminosos e vagabundos progressistas que não querem trabalhar e nem estudar.

A China cresce cada vez menos e construtoras chinesas (Evergrande) quebram pelo crescimento artificial de duas décadas.

A Itália ensaia se libertar definitivamente do progressismo e voltar às suas raízes

 católicas e conservadoras.

E o nosso Brasil?

Bem, o Brasil entra num círculo virtuoso com crescimento maior do que toda a Europa e China e inflação menor do que todos os países desenvolvidos.

Recebe 100 bilhões de investimento direto, sinal de total confiança dos investidores estrangeiros.

Taxas de desemprego cai a níveis menores do que o nível europeu.

O povo brasileiro despertou, deixou de se hipnotizar por novelas e futebol e entendeu que a política influencia diretamente a sua vida.

Tudo isso aconteceu apenas nos últimos 4 anos de um governo honesto, patriota e competente.

Já imaginaram o que pode acontecer com mais 4 anos deste mesmo governo?

 

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

DESABAFO POR UM BRASIL MELHOR


 Minha gente:

Ando muito preocupado com o destino de nossa nação. Será que estamos prestes ao vê-la transformada em uma nova Venezuela, entre outras.

Estaria o Brasil inundado por um bando de falsos ignorantes, porque conhecem a verdade, mas fingem não acreditar?

No passado, na década de 60, o Brasil esteve preste a cair nas mãos de esquerdopatas terroristas, que em nome de uma falsa “democracia”, buscavam, transformar o nosso país em uma república socialista.

Felizmente o povo foi às ruas, e as Forças Armadas interviram e colocaram as coisas em ordem.

Reconheço que abusos ocorreram, mas foram dos dois lados! Não vou entrar em detalhes, pesquisem.

Naquela época existia, entre os militares, um orgulho as fardas que exerciam.

Por ser filho de um militar, pertencente a Força Aérea Brasileira (FAB), tive oportunidade de presenciar várias atividades na Base Aérea de Santa Cruz (BASC). Era um prazer ao ver o garbo desses soldados.

Hoje o povo já foi para as ruas, o verde e amarelo tomaram conta de todo espaço, milhões de patriotas se manifestaram, e daí?

A voz do povo não é a voz de Deus?

Será que a nova geração de militares permitirá esse atentado à Democracia, onde reconhecidos ex-terroristas, comprovadamente corruptos e ladrões, tomem o nosso país e o transforme em uma “república socialista”, nos moldes dessas que estamos vendo.

Ficaram frouxos ou se transformaram em militares melancia (verde por fora e vermelho por dentro). Ficar dentro de clubes comentando, e discutindo os fatos não resolve nada!

O povo democrático exige uma ação em caso de o poder escuso conseguir se eleger!

Vocês vão permitir que o atraso, a corrupção, a roubalheira nas estatais retornem?

Ou já não se fazem militares como os de antigamente.

E nós, vamos ficar apáticos ao que está acontecendo?

Paulo Edgar Melo

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE


A Religião não é apenas uma, são centenas.

A Espiritualidade é apenas uma.

A Religião é para os que dormem.

A Espiritualidade é para os que estão despertos.

A Religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados.

A Espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.

A Religião tem um conjunto de regras dogmáticas.

A Espiritualidade te convida a raciocinar sobretudo, a questionar tudo.

A Religião ameaça e amedronta.

A Espiritualidade lhe dá Paz Interior.

A Religião fala de pecado e de culpa.

A Espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro".

A Religião reprime tudo, te faz falso.

A Espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!

A Religião não é Deus.

A Espiritualidade é Tudo e, portanto, é Deus.

A Religião inventa.

A Espiritualidade descobre.

A Religião não indaga nem questiona.

A Espiritualidade questiona tudo.

A Religião é humana, é uma organização com regras.

A Espiritualidade é Divina, sem regras.

A Religião é causa de divisões.

A Espiritualidade é causa de União.

A Religião lhe busca para que acredite.

A Espiritualidade você tem que buscá-la.

A Religião segue os preceitos de um livro sagrado.

A Espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

A Religião se alimenta do medo.

A Espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.

A Religião faz viver no pensamento.

A Espiritualidade faz Viver na Consciência.

A Religião se ocupa com fazer.

A Espiritualidade se ocupa com Ser.

A Religião alimenta o ego.

A Espiritualidade nos faz Transcender.

A Religião nos faz renunciar ao mundo.

A Espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.

A Religião é adoração.

A Espiritualidade é Meditação.

A Religião sonha com a glória e com o paraíso.

A Espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.

A Religião vive no passado e no futuro.

A Espiritualidade vive no presente.

A Religião enclausura nossa memória.

A Espiritualidade liberta nossa Consciência.

A Religião crê na vida eterna.

A Espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.

A Religião promete para depois da morte.

A Espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.

"Não somos seres humanos passando por uma experiência Espiritual...

Somos Seres Espirituais passando por uma experiência humana..."

Texto muito bonito de Pierre Teilhard de Chardin (Nascido em Orcines, 1 de maio de 1881 — Falecido em Nova Iorque, 10 de abril de1955), que foi um padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês que tentou construir uma visão integradora entre ciência e teologia.

 

domingo, 11 de setembro de 2022

MEUS AMIGOS ESTAMOS ENVELHECENDO…


 

Estamos envelhecendo. Não nos preocupemos!

De que adianta, é assim mesmo.

Isso é um processo natural.

É uma lei do Universo conhecida como a 2ª Lei da Termodinâmica ou Lei da Entropia.

Essa lei diz que: A energia de um corpo tende a se degenerar e com isso a desordem do sistema aumenta.

Portanto, tudo que foi composto será decomposto, tudo que foi construído será destruído, tudo foi feito para acabar.

Como fazemos parte do universo, essa lei também opera em nós.

Com o tempo os membros se enfraquecem, os sentidos se embotam.

Sendo assim, relaxe e aproveite.

Parafraseando Freud: “A morte é o alvo de tudo que vive”.

Se você deixar o seu carro no alto de uma montanha, daqui a 10 anos ele estará todo carcomido.

O mesmo acontece a nós.

O conselho é: Viva. Faça apenas isso. Preocupe-se com um dia de cada vez.

Como disse um dos meus amigos à sua esposa: “me use, estou acabando!”.

Hilário, porém realista.

Ficar velho e cheio de rugas é natural.

Não queira ser jovem novamente, você já foi.

Pare de evocar lembranças de romances mortos, vai se ferir com a dor que a si próprio inflige.

Já viveu essa fase, reconcilie com a sua situação e permita que o passado se torne passado.

Esse é o pré-requisito da felicidade. “O passado é lenha calcinada.

“O futuro é o tempo que nos resta: finito, porém incerto” como já dizia Cícero.

Abra a mão daquela beleza exuberante, da memória infalível, da ausência da barriguinha, da vasta cabeleira e do alto desempenho pra não se tornar caricatura de si mesmo.

Fazendo isso ganhará qualidade de vida.

Querer reconquistar esse passado seria um retrocesso e o preço a ser pago será muito elevado.

Serão muitas plásticas, muitos riscos e mesmo assim você verá que não ficou como outrora.

A flor da idade ficou no pó da estrada.

Então, para que se preocupar?

Guarde os bisturis e toca a vida.

Para que se preocupar com as rugas, você demorou tanto para tê-las!

Suas memórias estão salvas nelas.

Não seja obcecado pelas aparências, livre-se das coisas superficiais.

O negócio é zombar do corpo disforme e dos membros enfraquecidos.

Essa resistência em aceitar as leis da natureza acaba espalhando sofrimento por todos os cantos.

Advêm consequências desastrosas quando se busca a mocidade eterna, as infinitas paixões, os prazeres sutis e secretos, as loucas alegrias e os desenfreados prazeres.

Isso se transforma numa dor que você não tem como aliviar e condena a ruína sua própria alma.

Discreto, sem barulho ou alarde, aceite as imposições da natureza e viva a sua fase.

Sofrer é tentar resgatar algo que deveria ter vivido e não viveu.

Se não viveu na fase devida o melhor a fazer é esquecer.

A causa do sofrimento está no apego, está em querer que dure o que não foi feito para durar.

É viver uma fase que não é mais sua.

Tente controlar essas emoções destrutivas e os impulsos mais sombrios.

Isso pode sufocar a vida e esvaziá-la de sentido.

Não dê ouvidos a isso, temos a tentação de enfrentar crises sem o menor fundamento.

Sua mente estará sempre em conflito se ela se sentir insegura.

A vida é o que importa. Concentre-se nisso.

A sabedoria consiste em aceitar nossos limites.

Você não tem de experimentar todas as coisas, passar por todas as estradas e conhecer todas as cidades. Isso é loucura, é exagero.

Faça o que pode ser feito com o que está disponível.

Quer um conselho? Esqueça.

Para o seu bem, esqueça o que passou.

Tem tantas coisas interessantes para se viver na fase em que está.

Coisas do passado não te pertencem mais.

Se você tem esposa e filhos, experimente vivenciar algo que ainda não viveram juntos, faça a festa, celebre a vida, agora você tem mais tempo, aproveite essa disponibilidade e desfrute.

Aceitando ou não o processo vai continuar.

Assuma viver com dignidade e nobreza a partir de agora.

Nada nos pertence.

O que importa é o que está dentro de nós; a velha máxima continua atual como nunca:

“Quem tem muito dentro precisa ter pouco fora”.

Esse é o segredo de uma boa vida...

segunda-feira, 18 de julho de 2022

O PATRIOTISMO ESTÁ DE VOLTA!


 

Meus amigos:

Fiquei espantado com a notícia que certa juíza do Rio Grande do Sul teria determinado a proibição, da utilização e exibição da Bandeira Nacional, que, segundo ela, seria considerada como propaganda eleitoral fora de época.

Como assim pergunto? Desde quando o povo manifestar orgulho de seu Pavilhão Nacional pode ser considerado crime?

Essa senhora deve ter comido, e continua comendo, muito capim.

Quer dizer que sair nas ruas ostentado bandeiras com foice e martelo ou vermelhas com uma estrela branca pode?

Isso, na cabeça dela, não é propaganda?

Tenho muito orgulho do país em que nasci. Claro que existem outros lugares melhores, porém, o que ocorre por aqui, é a quantidade, enorme, de políticos corruptos e ladrões que sugam nossa nação.

Independentemente de credo, cor ou convicção política, nossa bandeira deve ser respeitada e cultuada, pois ela representa nosso país e o sangue daqueles que o derramaram em defesa dele.

É prática comum em vários países democráticos, a utilização da bandeira do país em frente as suas casa.

Essa prática é adotada em nossa casa.

Acredito que todos os brasileiros patriotas deveriam adotar essa atitude!

Quem não ama o nosso país, não respeita nossa Bandeira, deveria mudar para Cuba, Venezuela, Nicarágua ou para o raio que os parta. Não mando para outro local em respeito por quem está lendo.  

Paulo Edgar Melo

FALANDO SOBRE MIGUEL PEREIRA-RJ

  A análise que vou fazer a seguir é fruto de minhas observações, nesses quase 24 anos que adquirimos nossa casa na cidade. Quando por aqu...