quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

CONTROVERSIAS SOBRE O VELHO TESTAMENTO

Meus amigos!

Sei o que vou escrever hoje poderá causar polêmica.

Antes de qualquer coisa gostaria de firmar minha posição e convicções. Considero-me Cristão, acredito em Deus.

Sempre fui um questionador, nunca tive o hábito de acreditar em coisas que não me pareciam lógicas.

Quando passei a estudar a Bíblia comecei a achar muito estranho o que muita coisa que lá estava escrito era, totalmente, fora de lógica.

Começando pelo primeiro livro do Velho Testamento “Gêneses”:

 Mesmo sendo uma narrativa, o Antigo Testamento não possui uma ordem cronológica específica. Sendo assim, o primeiro livro seria o Gêneses, que retrata a criação do mundo e do ser humano por Deus. Certamente você conhece pelo menos um pouquinho dessa história, ou pelo menos, já ouviu falar de Adão e Eva.

Segundo o que é relatado, o planeta Terra teria sido criado por Deus, em sete dias e, se não estou enganado, há 5.772 anos.

Não é segredo para ninguém que o nosso universo teria sido criado a 14 bilhões de anos. E, de acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos. O que derruba a data em que os Judeus celebram criação do mundo.

Continuando, Deus criou o homem (Adão) do barro a sua imagem. Foi um humano que escreveu isso sem dúvida. A raça humana é a pior espécie que habita a terra, é a única que é capaz de matar pelo simples prazer de matar.

Então, sentindo que o Adão estava solitário, colocou-o para dormir e retirou-lhe uma costela e fez Eva.  

Podiam curtir o Jardim do Éden à vontade, só não poderiam comer os frutos de uma determinada árvore. Alguns dizem que essa árvore seria a sabedoria. Então Deus queria que seu produto fosse ignorante?

Estava tudo indo muito bem quando uma cobra aparece e induz Eva a comer do fruto, ela em seguida oferece esse fruto a Adão. Ele come e, por conseguinte, são expulsos do paraíso.

Dando continuidade aos fatos, Adão e Eva têm dois filhos, Abel e Caim.

Quando Caim matou a seu irmão Abel ele foi para um lugar chamado Nod que significa errante e lá ele encontrou uma mulher! Só que da onde ela veio? Como foi parar lá? E qual era o seu nome?

Onde, podemos concluir que já existiam pessoas habitando a Terra antes de Adão e Eva.

Outra História que não me convence é a de Noé. Segundo as escrituras ele recebe uma mensagem de Deus que a Terra seria destruída por um dilúvio. Ele constrói uma arca, coloca um casal de cada animal dentro dela, coloca sua família dentro e o nosso mundo e destruído pela água.

Toda forma de vida na Terra é destruída, só escaparam os que estavam dentro da arca.

Ai eu pergunto: E os animais marinhos e o aquáticos morreram afogados? Como se pode afirmar que toda a Terra foi encoberta por água se, ainda, o continente americano não era conhecido na época?

Bem, essa é minha opinião!

Uma vez, estava em um lugar quando uma senhora começou a pregar sobre o Velho Testamento. Começou a falar sobre a criação da Terra em sete dias, etc.

Fiz uma pergunta se ela acreditava nessa estória, e se ela já tinha ouvido falar sobre os dinossauros que habitaram o nosso planeta há milhões de anos. Ela respondeu que os esqueletos, desses bichos, foram colocados por Deus na Terra para testar a fé da humanidade.

Hora, vai catar coquinho na praia! Quanto a ignorância não existe argumentos convincentes.

Concluindo: Continuo achando que o Velho Testamento transmite uma grande gama de conhecimentos, embutidos em deslavadas mentiras históricas.

Tenho outros questionamentos, mas por agora é só!

Paulo Edgar Melo

Nenhum comentário:

FALANDO SOBRE MIGUEL PEREIRA-RJ

  A análise que vou fazer a seguir é fruto de minhas observações, nesses quase 24 anos que adquirimos nossa casa na cidade. Quando por aqu...