“Das verbas desviadas, 70% são da saúde e Educação.”
“Dinheiro das escolas e hospitais vai parar nas mãos de prefeitos.”
“Em São Paulo, nova obra suspeita do Dnit.”
“Empreiteira tem sócio balconista.”
“TCU investigará as UPAs de lata.”
Nada demais, em um país que nem o nosso. Só que tudo isso foi publicado em um só dia!
Vivemos em um país onde um ministro de Estado consegue aumentar em vinte vezes seu patrimônio em pouquíssimo tempo;
Que filho de ministro consegue aumentar o seu em 187%, durante a gestão do pai;
Que filho de presidente, que antes catava bosta de elefante no zoológico de São Paulo, se torna um empresário de sucesso durante a gestão de seu amado pai;
Além disso, ainda temos a farra dos cartões corporativos, financiando despesas particulares como, por exemplo: Butox, operações plásticas, compras em free shopings, etc.
Ainda temos: Passeio de governadores em aviões de empresários e prefeitos comprando mansões em balneário de luxo.
Recentemente, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$ 2,4 bilhões.
No Brasil, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões. Ou seja, no Brasil cada km saíra 400 milhões, enquanto na China, o mesmo km, saiu por 57 milhões.
No Brasil, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões. Ou seja, no Brasil cada km saíra 400 milhões, enquanto na China, o mesmo km, saiu por 57 milhões.
(fonte: Jornal Zero Hora-RS)
Por aqui, segundo dizem, o pobre está feliz. Agora são da classe média, eles podem comprar de tudo nas Casas Bahia da vida, pagando a perder de vista, produtos que, em sua maioria sucumbirão antes da quitação de sua dívida.
Estão felizes porque seus filhos que terminam o ensino fundamental, mesmo sem saber ler ou escrever direito, poderão, no futuro ingressar em uma faculdade, pelo Sistema de Cotas, e se tornarão “doutores”.
Estão mais felizes ainda, porque agora podem comprar celulares chineses com quatro chips.
Logo receberão o Bolsa Família!
Como dizia o grande Juca Chaves em sua música: “Essa é a Vida que sempre quis, estou fu@%$*dido, mas sou feliz!”
Paulo Edgar Melo- Economista- Func°. Público Federal
Um comentário:
Enquanto as perdas médias globais anuais com o problema giraram em torno de R$1 60 bilhões nos últimos anos, o prejuízo nacional pode ter chegado a R$ 70 bilhões por ano.
Casos para exemplificar as estatísticas não faltam. O escândalo do Ministério dos Transportes é o mais recente. Suspeita-se que foram desviados R$ 4,5 bilhões por meio de aditivos em contratos referentes a 46 obras de ferrovias, entre março de 2010 e junho de 2011. Mesmo assim, esses números só entram nas projeções da Fiesp nos próximos relatórios.
O estudo atual mostra dados até 2008, com R$ 41,5 bilhões desviados. No mundo, entre 1990 e 2005, estima-se que foram desviados aproximadamente U$ 300 bilhões (em torno de R$ 472,5 bilhões), quantia que deve ter dobrado nos últimos seis anos, segundo o Relatório Global da Corrupção, da Transparência Internacional.
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